Salas: modernas ou clássicas, contemporâneas ou rústicas?

Falam tanto do estilo moderno, do clássico, do contemporâneo e do rústico, e cada um é tão bonito a sua maneira, mas qual tem mais a sua cara? Você sabe a diferença entre cada um deles?

Uma sala com decoração moderna remete a um estilo mais clean, sem rebuscamentos, prático, com poucos objetos, com elementos de design mais moderno e high tech, como o home theater. Os móveis, tanto de linhas retas como curvas, são mais simples, porém mais vistosos, ou seja, não passam despercebidos, chamam a atenção das visitas. Uma peça que está em alta e combina com uma sala moderna é o sofá com chaise.

O  mais importante é haver harmonia entre as linhas dos móveis e as cores adotadas – geralmente cores mais neutras, deixando os tons mais fortes para detalhes da decoração – para que o resultado seja a elegância combinada com o conforto.

Sala do apartamento no Condomínio Jacaranda | Leila Dionízios Arquitetura

Sala do apartamento no Condomínio Jacaranda | Leila Dionizios Arquitetura

Já nas salas com decoração clássica caem super bem objetos de arte, como pinturas e esculturas, bem como castiçais de metal, peças com mármore, aquele móvel antigo que passa de geração em geração, espelhos com molduras ornamentadas, cortinas longas e peças com madeira escura, como o mogno e a cerejeira. Esse estilo é mais luxuoso e o bacana é que o clássico é tradicional, ou seja, não cai de moda, é permitido em qualquer época.

Sala do apartamento do Condomínio Atmosfera 2| Leila Dionízios Arquitetura

Sala do apartamento do Condomínio Atmosfera 2| Leila Dionizios Arquitetura

A sala em estilo rústico é inspirada nas casas de campo e fazendas. Móveis e objetos de decoração de antiquários combinam com esse ambiente mais colonial. A madeira maciça e o ferro são elementos bastante usados nesse estilo de decoração, que trazem uma atmosfera de história, um ar mais antigo, mais calmo, mais próximo da natureza. Aliás, plantas e vasos floridos são bem vindos aqui. Esse ambiente é ideal para aqueles que gostam de ter um refúgio do estresse da vida urbana em um espaço mais acolhedor.

Sala com estilo rústico. Fonte: Houzz.

Sala com estilo rústico. Fonte: Houzz.

Agora, quando falamos de uma sala contemporânea, estamos falando de uma decoração que segue as tendências da atualidade, que acompanha a sua época, que se inspira no presente. Móveis planos e mais baixos e cores neutras têm predominado nesse estilo. Mas o que vale mesmo em uma decoração contemporânea é a liberdade para misturar barroco, com high tech, com natureza.

Sala do Apartamento do Condomínio Saint Bart | Leila Dionízios Arquitetura

Sala do Apartamento do Condomínio Saint Bart | Leila Dionízios Arquitetura

Independente do estilo, a sala precisa ser um ambiente de aconchego, confortável, afinal é o lugar onde ficamos com a família e recebemos os amigos. Você não tem que seguir um ou outro estilo, mas deve imprimir sim sua personalidade.

Fique à vontade para misturar elementos, colocar uma tv de plasma em uma sala rústica, usar aquela poltrona da sua avó, com estampa rebuscada, na sua sala moderna, ou ter uma obra de arte super clássica em um ambiente super moderno. Tudo é válido quando se consegue ter harmonia.

Em muitos casos, aliás, a flexibilidade da mistura de gêneros é excelente para tirar o peso de uma decoração clássica muito conservadora, ou para trazer um pouco da cidade em uma decoração muito rústica.

Leia também:

O que não pode faltar no quarto de casal

Como montar um escritório home office

Solicite um orçamento:

Compartilhe: