Como Economizar na Reforma da Cozinha

A cozinha é o coração da casa, o lugar em que todo mundo gosta de ficar e bater um papo, fazer um lanche e tomar um cafezinho. Mas se a sua cozinha anda precisando de algumas mudanças, mas o orçamento não te permite exagerar, confira algumas dicas da renomada arquiteta do Rio de Janeiro Leila Dionizios de como economizar na reforma da cozinha.

Como Economizar na Reforma da CozinhaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

O objetivo aqui é apresentar dicas práticas e econômicas para quem deseja realizar uma reforma na cozinha. Vamos abordar desde quanto você tem de orçamento disponível até a escolha de opções de materiais que podem fazer toda diferença. Afinal, reformar a cozinha pode ser acessível e gratificante, sem custar tanto. Confira as sugestões a seguir!

Em primeiro lugar, defina o quanto você pode gastar na reforma da cozinha

Avalie todas as despesas

Antes de iniciar qualquer reforma da cozinha, é fundamental fazer uma avaliação completa de todas as despesas envolvidas. Isso inclui não apenas os materiais e mão de obra, mas também:

  • Insumos: Tintas, revestimentos e pisos.
  • Móveis: Guarda-roupas, mesas e cadeiras.
  • Eletrodomésticos: Geladeira, fogão e micro-ondas.

Lembre-se de incluir uma margem para imprevistos, pois é comum que surjam custos adicionais.

Comece, por exemplo, repensando na distribuição dos móveis. É possível criar um espaço mais acolhedor e prático para cozinhar e receber amigos? Se sua resposta for sim, já dá pra dar uma cara nova ao ambiente.

Outra opção é começar mudando as cores, pois a pintura é um dos itens mais em conta de uma reforma. Às vezes, simplesmente trocar a cor de uma parede já muda totalmente o aspecto do seu cômodo. Você pode destacar uma parede usando uma cor vibrante, como laranja ou verde limão, ou, com um orçamento maior, investir em um papel de parede ou revestimentos para cozinha.

Independente da opção que você escolher, atenção na hora de instalá-lo. Pode compensar mais contratar um profissional especializado do que tentar fazer o trabalho sozinho e estragar o material. O contrário também é válido: se você tem uma parede revestida com papel de parede e deseja mudar, tire-o e invista na pintura desse local.

Outra opção para revestir as paredes da cozinha é utilizar ladrilhos ou pastilhas. Apesar desses revestimentos serem lindos e práticos, eles não costumam ser muito baratos. Mas você não precisa desistir totalmente deles: você pode cobrir só a parede da pia, geralmente a que fica molhada, ou fazer alguns detalhes da decoração da cozinha com pastilhas. Dessa forma, seu cômodo fica lindo e você ainda economiza na reforma da cozinha.

Projeto de Cozinha em apartamento em Botafogo
Projeto de Cozinha em apartamento em Botafogo

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Se você já cansou dos seus móveis de cozinha, uma boa opção é reforma-los ou pintar as portas de outra cor. A reforma da porta dos armários pode ser muito mais barato do que encomendar móveis de cozinha completamente novos, principalmente se os que você já têm são modulares e sob medida. Mas se você gosta dos móveis, mas acha que está faltando um toque especial, que tal trocar os puxadores dos armários? Essa é uma opção de mudança bem rápida e com menor custo, que vai dar um visual muito especial a sua cozinha.

Outro móvel que pode ser reformado é a mesa. Você pode adquirir um tampo novo, mudando totalmente o visual do móvel e da sua cozinha. Ou quem sabe, você pode pintar os pés da mesa de outra cor, deixando-a mais bonita? Também está super na moda usar uma cadeira de cada cor ou de diferentes modelos, e você ainda pode adquiri-las em lojas de móveis usados, pois o estilo vintage também é tendência atualmente.

Projeto de Arquitetura de Interiores no Condomínio Riserva UNO
Projeto de Arquitetura de Interiores no Condomínio Riserva UNO

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Como você pode ver, existem várias maneiras de economizar na reforma da cozinha sem que seja preciso quebrar o cofrinho, pedir um empréstimo ou gastar seu 13º salário todo em acabamentos. E precisando de mais alguma ajuda em projetos de arquitetura de interiores, entre em contato com uma arquiteta ou profissional da área.

O escritório de arquitetura Leila Dionizios fica localizado no Rio de Janeiro, mas atende clientes de todo o país e possui vários profissionais qualificados prontos a te ajudar!

 

Leia também:

Estilo Escandinavo em Residências de Alto Padrão: Sofisticação e Minimalismo para Ambientes Exclusivos

Como Integrar Obras de Arte no Design de Interiores de Residências de Luxo em 8 Passos

Solicite um orçamento:

Compartilhe: