Decoração de banheiro

Para quem gosta de decorar a casa, nenhum cômodo passa despercebido, nem o banheiro! Aliás, a decoração de banheiro é uma parte importante do projeto que ajuda a deixar a casa bonita e com mais personalidade. Afinal, ninguém se esquece de um banheiro bem decorado.

Decoração de banheiroFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Por isso, a arquiteta Leila Dionizios organizou uma série de dicas de decoração de banheiro para quem deseja decorar este cômodo de forma funcional, mas sem perder de vista a beleza e a praticidade.

 Dicas para decoração de banheiro

1. Comece pelo revestimento: na maioria das vezes, é no revestimento que consiste a maior parte da decoração de banheiro. Por isso, vale a pena pesquisar sobre os diferentes revestimentos para banheiro e escolher com bastante calma, pois você passará anos olhando para estes acabamentos. É possível usar os revestimentos, por exemplo, como moldura para um espelho, ou então para destacar uma parede ou área do cômodo. Não se esqueça que se for usar madeira ou papel de parede no banheiro, é preciso verificar se o revestimento possui tratamento adequado para ser instalado em áreas de maior umidade.

2. Cores: em cômodos pequenos recomenda-se usar cores claras, que ajudam na iluminação e dão sensação de amplitude visual, além de remeter a ambientes higiênicos e asseados. Já em banheiros grandes, é possível escolher cores escuras, criando um contraste interessante entre diferentes revestimentos ou entre um revestimento e as louças. Quem tem um banheiro com cores neutras e claras, pode abusar na hora de escolher toalhas e tapetes, pois é muito mais fácil combinar cores. Já para quem tem um banheiro revestido com cores escuras, mas gosta de manter a decoração sempre em dia, precisa ornar as cores de toalhas, tapetes e acessórios com as das paredes para o visual não ficar muito poluído.

Banheiro bem decoradoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

3. Louças e metais: os banheiros costumam vir com vasos, pias e torneiras padrão, que são um pouco sem graça, mas cumprem bem seus propósitos. A boa notícia é que, para quem deseja ter um bela decoração de banheiro, essas peças podem ser facilmente trocadas por profissionais qualificados. Assim fica mais fácil decorar o banheiro, escolhendo uma cuba para pia com design diferente e metais mais arrojados e bonitos.

4. Móveis: é sempre bom ter algum armário no banheiro, principalmente para armazenar produtos de beleza e material de limpeza sem deixá-los necessariamente sobre a bancada ou pendurados atrás da porta. Itens como papel higiênico, pasta de dente e sabonete precisam estar sempre a mão no banheiro, e nada melhor do que um espacinho bonito para guardá-los e mantê-los protegidos da contaminação. Por menor que o banheiro seja, sempre é possível instalar um pequeno armário embaixo da pia. E na hora de escolher o modelo, invista em um de boa qualidade, que seja bonito e também próprio para esta área da casa, que costuma ser mais úmida que as outras.

5. Iluminação: a iluminação do banheiro é um ponto fundamental na decoração deste cômodo, principalmente porque ele não costuma ter uma janela grande nem tão pouco luzes eficientes. Para planejar adequadamente a iluminação do cômodo, é necessário pensar nas atividades que se desenvolvem nele. Por exemplo, se você se maquia ou faz a barba no banheiro, precisa de uma luz potente e fria sobre a pia, para poder enxergar o que está fazendo e não ficar suando. Se há uma banheira e ela é utilizada com frequência, vale a pena ter um foco de luz difusa sobre ela. Se você deseja iluminar a área do box, pode investir na instalação de lâmpadas focais coloridas, para criar uma área de relaxamento com cromoterapia.

Decoração de banheiroFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

6. Objetos decorativos: o banheiro é um cômodo que não costuma ter muito espaço para objetos decorativos, mas vale a pena colocar alguns detalhes nele para expressar sua personalidade. Um espelho com uma moldura bonita pode dar dramaticidade ao cômodo, além de deixá-lo mais espaçoso visualmente. Também é possível escolher uma saboneteira bonita e diferente, ou ainda colocar um vaso com flores sobre o balcão da pia. Há quem goste de pendurar até obras de arte no banheiro, enquanto outras pessoas escolhem suportes de cristal para as toalhas. Se você gosta de ler no banheiro, coloque um revisteiro no cômodo, deixando-o com mais este toque especial.

Com essas dicas, fica bem mais fácil fazer uma decoração de banheiro! E para quem ainda tem alguma dúvida, é só entrar em contato com o escritório Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica, que possui uma equipe especializada em desenvolver projetos de arquitetura e decoração para todos os cômodos da casa.

Leia também:

O que não pode faltar no quarto de casal

Como montar um escritório home office

Solicite um orçamento:

Compartilhe: