índice
ToggleProfissional de decoração, enfim, as obras estão praticamente acabadas e você pode finalmente começar a decorar sua nova casa. Mas por onde começar? Você pode se perguntar: devo começar pelo revestimento? De qual cômodo? Escolhem-se as cores primeiro? Quais as lojas mais indicadas? Com que antecedência compram-se os materiais? Qual a média de gastos? Como arranjar tempo para fazer tudo?
Se você se vê completamente perdido, não sabe a diferença entre pastilhas e porcelanatos, ou nunca viu uma paleta de cores, e não tem tempo nem disposição para aprender tudo isso, mas, por outro lado, está com muita ansiedade para ver o sonho da sua linda casa se realizar e não quer fazer feio, a melhor saída é contratar um profissional de decoração
Fonte: Leila Dionízios Arquitetura & Luminotécnica
A Importância de Contratar um Profissional de Decoração
Quebre o pré-conceito de que esse serviço é só para endinheirados. Um bom profissional de decoração saberá fazer um projeto que caiba no seu bolso. Aliás, a grande vantagem ao se contratar um especialista é que as chances de um investimento certeiro são maiores. Ele saberá a melhor forma de canalizar sua grana sem comprometer o orçamento final.
Um profissional de decoração possui a expertise necessária para transformar suas ideias em realidade, utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis. Além disso, uma das metas do decorador, ou designer de interiores, é não ultrapassar a verba combinada com o cliente. Como contam com uma rede de parceiros (marceneiros, pintores, fabricantes e revendedores, etc.), são capazes de conseguir negociações mais vantajosas, garantindo assim uma relação custo-benefício muito melhor.
Sem contar o estresse que seria ter que lidar com todo esse pessoal. A gestão de um projeto de decoração envolve coordenação e comunicação constantes, algo que um profissional de decoração está preparado para fazer.
Como escolher o profissional de decoração?
Fonte: Leila Dionízios Arquitetura & Luminotécnica
O caminho mais seguro para escolher um profissional de decoração é contar com referências de amigos e familiares que conhecem ou já trabalharam com um decorador. Vale também pesquisar na internet e em associações ou entidades do setor. Uma boa prática é selecionar mais de um profissional e marcar reuniões com cada um. Nessa ocasião, é importante medir a empatia entre os dois lados.
Outro ponto fundamental é aproveitar para conhecer o portfólio de cada especialista. Verifique quão criativos são e se você se identifica com os projetos e estilos adotados. É nesse momento também que você deve tirar todas as suas dúvidas, esclarecer o que fará ou não parte do orçamento (por exemplo, a contratação de terceiros caberá a quem?), quais os honorários, formas de pagamento e prazo de entrega previsto. Tendo todas essas informações em mãos, você fará uma escolha mais assertiva.
Fonte: Leila Dionízios Arquitetura & Luminotécnica
O Processo de Decoração
Depois de definir o profissional de decoração, o passo seguinte é expor o que você imagina para o espaço a ser trabalhado. Se possível, selecione algumas imagens de referência para mostrar ao decorador e fale sobre suas necessidades. Não esqueça de mencionar também o que não gosta, pergunte sobre tendências, e diga se tem algum móvel de família que gostaria de aproveitar. Além disso, é fundamental discutir sobre o orçamento.
Seja o mais preciso possível para que, no final, você tenha um espaço não só bonito, mas também funcional. Uma boa linha de comunicação faz parte do sucesso do resultado final. Mal-entendidos ou falhas de comunicação podem acarretar em atrasos na entrega ou em um resultado diferente do esperado.
Acompanhe tudo de perto, mas não esqueça de deixar o profissional de decoração trabalhar. Ouça as ideias que ele propuser e confie no seu know-how. Isso ajudará a garantir que o projeto seja executado de forma eficiente e criativa.
Fonte: Leila Dionízios Arquitetura & Luminotécnica
Valor Agregado ao Imóvel
Por fim, se seu projeto for assinado por um profissional de decoração de renome, seu imóvel ficará mais valorizado. Projetos bem elaborados não apenas embelezam o espaço, mas também podem ser um grande diferencial na hora da venda ou aluguel. Ambientes planejados e decorados de forma profissional tendem a atrair mais interessados e a se destacar no mercado imobiliário.
Entretanto, se você entende do assunto, é conhecido pelo bom gosto e dispõe de tempo, arrisque-se começando por um cômodo e veja como se sairá! A experiência pode ser gratificante e, quem sabe, você descobre um novo talento para decoração.
Conclusão
Decorar sua casa pode ser um desafio, mas com a ajuda de um profissional de decoração, esse processo se torna muito mais agradável e eficiente. Não hesite em investir na contratação de um especialista que possa trazer à vida suas ideias e desejos, garantindo um ambiente harmonioso e esteticamente agradável. Afinal, o lar é um reflexo da nossa personalidade e deve ser um espaço onde nos sentimos confortáveis e felizes