Quartos Pequenos: 10 Dicas de decoração sofisticadas

Quartos pequenos estão muito presentes em nosso cotidiano. Afinal, com o metro quadrado cada vez mais caro e disputado, a tendência é que todos os cômodos da casa tornem-se mesmo menores. Para quem fica chateado com a falta de espaço vale a pena conferir essas dicas de decoração para quartos pequenos da arquiteta Leila Dionizios:

Dicas de decoração para quartos pequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Confira as dicas para dar toques de sofisticação para quartos pequenos:

1. Invista em cores claras: além de serem neutras e combinarem com praticamente tudo, as cores claras criam uma sensação de amplitude super bem vinda a ambientes pequenos. Além disso, elas refletem mais a luz e ajudam na iluminação do quarto. Claro que não é necessário pintar tudo de branco, do chão ao teto: as cores claras facilitam, inclusive, de criar detalhes e destaques na decoração. Deixe as cores mais fortes para os objetos decorativos ou a roupa de cama.

2. Escolha móveis multifuncionais: por exercer mais de uma função dentro da decoração para quartos pequenos, o móvel multifuncional ajuda a economizar espaço, facilitando a circulação pelo espaço. Gavetas em baixo da cama podem guardar lençóis e toalhas, ao passo que um puff pode servir não só para se sentar, como também mesinha de cabeceira além de ter um baú escondido dentro dele.

A cama também pode ser “escondida” de dia, dando espaço a home office, e uma mesa pequena pode tornar-se maior devido a um sistema de expansão. Hoje em dia existem vários móveis multifuncionais no mercado, criados para facilitar a vida de quem não tem muito espaço. Eles possuem design clean e arrojado, perfeitos para caber em qualquer espaço, além de serem fáceis de limpar por possuírem superfícies retas, sem muitos detalhes, que não acumulam muita poeira.

3. Explore o cômodo verticalmente: prateleiras e nichos podem ser grandes aliados de quem tem muitos livros e objetos, mas não possui espaço para armazená-los. Entretanto, é necessário uma dose extra de organização para quem pretende utilizar nichos e prateleiras na decoração, pois estes locais devem estar sempre limpos e organizados, para não deixar o cômodo com aparência desleixada nem causar nenhum tipo de alergia em quem habita o espaço. Além disso, livros e papéis, quando armazenados e higienizados de forma incorreta, podem atrair traças e baratas.

Dicas de decoração para quartos pequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

4. Instale um espelho: os espelhos são bastante úteis, principalmente para as mulheres, e exercem um papel fundamental na decoração de interiores pequenos, pois ajudam a aumentar o cômodo (ainda que só visualmente). Se não há parede disponível para instalar um espelho, não tem problema: basta pendurá-lo na porta do armário ou atrás da porta do quarto. O importante é que ele seja mantido sempre bem limpinho, pois é um dos pontos centrais da decoração para quartos pequenos.

5. Janelas livres: manter as janelas sempre livres ajuda a deixar o ambiente mais iluminado e arejado, mas é mais importante ainda para quem tem um quarto pequeno e não quer se sentir claustrofóbico. Cortinas e persianas de materiais leves são uma boa opção.

6. Portas de correr: claro que nem sempre é possível trocar a porta do quarto, mas uma porta de correr ajuda a economizar espaço sempre. Se possível, escolha também móveis com portas de correr, que melhoram a circulação do cômodo e evita pequenos aqueles pequenos acidentes, de ter uma porta sempre batendo em outro móvel e deixando-o marcado.

Dicas de decoração para quartos pequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

7. Iluminação: para quem tem um quarto pequeno, a iluminação é um ponto chave na hora de decorar. Ambientes escuros tendem a parecer menores, por isso a iluminação certa pode ajudar a deixar o quarto parecendo um pouco maior do que ele realmente é. A iluminação difusa pode deixar o cômodo mais confortável. No entanto, se o espaço também for utilizado para leitura ou estudos, será necessário ter uma luminária auxiliar sobre a mesa ou ao lado da cama. Para uma iluminação eficiente, considere utilizar lâmpadas de LED, que além de serem econômicas, não esquentam e podem realçar a decoração para quartos pequenos.

8. Objetos decorativos: com o espaço reduzido, também não há muitas superfícies disponíveis para exibir objetos decorativos. No entanto, eles devem ser inseridos na decoração para deixar o quarto com mais personalidade. Os itens que ficaram em exibição devem ser selecionados e combinar com o resto da decoração, criando pequenos destaques na decoração para quartos pequenos. Cuidado para não exagerar e entulhar demais as poucas superfícies disponíveis.

9. Limpeza e organização: manter o ambiente sempre limpo é muito importante, independente do tamanho dele. No entanto, em se tratando de quartos pequenos, esse item é ainda mais importante, tendo em vista que a pessoa que habita o espaço está ainda mais próxima e em contato com os objetos e, consequentemente, com a poeira que eles acumulam. Além disso, a organização é outro ponto chave: cama desarrumada, objetos espalhados, roupas e sapatos jogados em qualquer lugar… tudo isso cria uma sensação incômoda de desleixo, potencializada pelo tamanho pequeno do quarto.

Dicas de decoração para quartos pequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

10. Desapego: mantenha somente aquilo que você realmente usa. Afinal, para quem tem um quarto pequeno, ter objetos demais pode chegar até a ser incômodo. Os objetos que não são mais úteis e nem se encaixam na decoração para quartos pequenos podem até ser vendidos pela internet ou doados para instituições de caridade.

Leia também:

Como Integrar Obras de Arte no Design de Interiores de Residências de Luxo em 8 Passos

4 Dicas de Paisagismo Sensorial para um Toque de Elegância Natural

Solicite um orçamento:

Compartilhe: