Previous slide
Next slide

Casa Cor 2023

Projeto de uma Arquiteta de Luxo em Mostra de Decoração - Casa Cor 2023

Refúgio do Lago: Conforto e Bem-Estar em Contato com a Natureza na CasaCor Rio 2023*

O *Refúgio do Lago* é um espaço de 80m² projetado pela arquiteta *Leila Dionizios, que traz uma proposta inovadora de conforto e bem-estar em harmonia com a natureza. Esta é a quinta participação de Leila na **CasaCor Rio 2023, um dos principais eventos de **design de interiores* e *arquitetura* do Brasil. “Com todas as adversidades que enfrentamos nos últimos anos, houve um redirecionamento do foco para o interior de nossas casas, priorizando essas características”, explica a arquiteta.

O nome *Refúgio do Lago* refere-se ao lago artificial que Leila incorporou ao seu projeto, executado por Bernardo Vieira, sócio da *Beleza Pura Lagos e Jardins*. “O lago desempenha um papel fundamental nessa conexão com a natureza, estabelecendo um elo com o bangalô através de um deck, que se torna uma área ao ar livre para contemplação e convivência”, conta Leila.

Com um paisagismo assinado por *Ana Veras, o lago envolve o bangalô, criando uma atmosfera de relaxamento em conjunto com o jardim. “Optamos por um lago com aspecto mais natural, destacando a exuberância das plantas aquáticas, como as **Ninfeias* e *Pontederias, que florescem durante todo o ano. Nas margens, utilizamos majoritariamente espécies nativas, como **Guaimbê, **Neomarica, **Clúsia, **Bromélias* e *Ripsális. Um grande destaque são as **Bromélias Odoratas*, nativas da Mata Atlântica e com coloração prateada, que conferem a sofisticação que o projeto exigia”, descreve a paisagista.

A suíte do bangalô apresenta uma seleção de *móveis de design brasileiro, assinados por renomados designers como **Jean Gillon, com a poltrona e banqueta **Jangada* em destaque no quarto, além de *Jorge Zalszupin* e *Jader Almeida. A cama, de proporções generosas e estofada com tecido bouclê off white da marca **Reveev*, é equipada com iluminação dimerizável, ponto USB e carregador por indução, priorizando o conforto e a funcionalidade.

O banheiro ocupa uma pequena área externa e incorpora elementos já existentes no local, como o muro de pedra e as árvores ao redor, integrando o espaço ao ambiente natural. Para compor o visual, a arquiteta projetou uma *banheira esculpida em Corian, uma bancada em pedra bruta e a banqueta **Ajajá, gentilmente cedida pelo designer **Hugo França*. “Tudo isso sob uma claraboia de vidro, com vista para as copas das árvores, proporcionando uma integração ainda maior com a natureza”, finaliza Leila Dionizios.

O *Refúgio do Lago* é um exemplo perfeito de como a *arquitetura sustentável* e o *design de interiores* podem criar espaços que promovem o bem-estar e a conexão com a natureza, fazendo deste ambiente um verdadeiro refúgio.

Outros projetos